Começa amanhã (22) o primeiro Festival Internacional da Utopia, na cidade de Maricá, e seguirá até o dia 26 (domingo), com participação de convidados de todo mundo, entre eles ativistas, intelectuais, artistas de esquerda e de cunho político com o desafio de construir conjuntamente uma nova utopia que oriente a busca por um mundo novo.

A programação do festival conta com debates, shows, acampamento, intervenções, rodas de conversa e oficinas.

A presença do ex-presidente Lula é esperada para a abertura do evento, às 10h desta quarta-feira (22) no palco montado na Barra de Maricá. O presidente Lula participa da abertura do festival ao lado de Aleida Guevara, neta do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara.

A presença da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) é esperada para o sábado (25), onde deverá acontecer uma caminhada às 14h na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde estará montado um dos palcos do Festival da Utopia.

Outras personalidades internacionais que chegarão a Maricá para refletir a utopia, destacam-se nomes como Tariq Ali, escritor paquistanês radicado na Inglaterra, o filósofo italiano Domenico de Masi, a ativista do movimento negro norte-americano Angela Davis, a ativista ambiental Vandana Shiva e as Mães da Praça de Maio, que lutam pela busca dos desaparecidos da ditadura argentina.

Nos palcos, artistas defensores da democracia no país também se apresentarão: quarta-feira (22) Racionais MC’s, quinta-feira (23) Chico César, sexta-feira (24) Beth Carvalho e no sábado (25) Detonautas Roque Clube e Emicida.

shows-utopia

Mais de 20 caravanas de todo Brasil estão confirmadas e um grande acampamento receberá os interessados com programação própria e colaborativa, estrutura para hospedagem e alimentação. As inscrições para as caravanas e acampamentos já estão encerradas.

O Festival da Utopia é uma iniciativa da prefeitura de Maricá em conjunto com movimentos sociais do Brasil e de diversos outros países. O festival foi organizado pelos próprios movimentos sociais e redes culturais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Fora do Eixo, dentre outros. A realização é da Prefeitura Municipal de Maricá e todas as atividades serão gratuitas e abertas à sociedade.

Confira a programação completa no site oficial do evento: http://www.festivaldautopia.com/programacao

Comentarios

Comentarios